Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

TRUQUES PARA EMAGRECER.

Por essa ninguém esperava. Após décadas sendo banido do cardápio diário, o ovo foi finalmente absolvido da injusta acusação de aumentar o colesterol. E agora - pasme! - estudiosos garantem que ele pode ajudar na redução do peso. 
 
Uma das mais recentes pesquisas sobre a proeza, feita pelo Departamento de Obesidade da Pennington Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana, revela que ingerir o alimento pela manhã faz toda a diferença no emagrecimento. Os pesquisadores analisaram 152 pacientes, homens e mulheres, entre 25 e 60 anos. Parte do grupo consumiu toda a manhã dois ovos e outra parte adotou bagel - pão tradicional americano. Ao final de oito semanas, a perda de peso entre a turma do ovo foi 65% maior na comparação com os demais voluntários. O índice de redução de cintura também foi 34% maior entre eles, assim como a redução de gordura - 16% maior. 
 
Tal estudo prova o mesmo que foi apontado pelo experimento publicado no Journal of the American College of Nutrition. Ele dava conta de que as pessoas que ingerem esse alimento logo cedo se sentem mais satisfeitas e acabam consumindo menos calorias ao longo do dia. E não para por aí: outra pesquisa, realizada na Bélgica e publicada no Journal of Nutrition, também apontou que o ovo é capaz até mesmo de diminuir o nível de ansiedade - o que, de quebra, facilita o controle alimentar e o emagrecimento. Veja agora em detalhes por que o ovo é capaz de domar a balança.
 

Fonte de bem-estar 

"O ovo é também uma excelente fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que está associada à sensação de bem-estar", afirma Tânia Collino, nutricionista clínica funcional, de São Paulo. Essa pode ser uma explicação para o fato de mulheres que ingeriram tal alimento durante pesquisa realizada na Bélgica relatarem menor nível de ansiedade. Ótima notícia para quem quer enxugar as formas. Porque, quando nos sentimos bem, fica muito mais fácil controlar os nervos e o garfo.
 

Super proteína 

O ovo espanta a fome como ninguém. "Por ser fonte de proteína de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade", afirma a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, do Instituto Alpha de Saúde Integral, de São Paulo. Isso evita que a pessoa belisque ou coma demais ao longo do dia. "Daí a vantagem de ingerir esse alimento no café da manhã", completa. 
 
 

Gordura do bem 

A gema do ovo contém gorduras do bem - a monoinsaturada e ômega 3 -, o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras. 
 

Clara poderosa 

A clara possui leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. "Tanto que os suplementos nutricionais para atletas levam tal ingrediente, usado para minimizar os riscos de perda de músculos", afirma a nutricionista Andrea Rabay, de São Paulo. E quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima. 
 

Outros benefícios

A gema também tem várias nutrientes, como vitaminas A, do complexo B, E, K, D, zinco, ferro e selênio. Todas essas substâncias antioxidantes ajudam a equilibrar o organismo e combater o envelhecimento precoce das células. "Além disso, o ovo apresenta colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro, inclusive para formação de novos neurônios. Por essa razão, o consumo de colina é indicado na prevenção das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson", afirma a nutricionista Tânia. E tem mais: "esse alimento é superleve (além de barato), contém apenas 70 calorias e sacia a fome por ser excelente fonte de proteína, assim como a carne, que fica em desvantagem por pesar bem mais no cardápio e trazer gordura saturada, prejudicial à saúde", afirma a nutricionista Andrea. 
 

Da teoria para mesa 

Para usufruir dos seus benefícios, não é preciso comer todo santo dia duas unidades, garantem os especialistas. "Adotá-lo de três a quatro vezes por semana já traz bons resultados", diz a nutricionista Tania. É necessário ficar de olho no modo de preparo: sempre cozido ou mexido, nunca frito. E dar preferência ao ovo pela manhã. Isso faz com que você fique saciado e ingira menos calorias ao longo do dia. Outra boa hora para consumi-lo é antes de sair para uma festa - tal tática evita um ataque compulsivo às guloseimas. Quem quiser, pode caprichar na dieta do ovo, mas só no início. "Nos primeiros 15 dias, vale incluir um no café da manhã e outro no lanche da tarde, por exemplo", afirma Lucyanna. Depois desse período, fique com um ovo por dia até quatro vezes na semana. 
 

Algumas sugestões de café da manhã 

Opção 1 
1 xícara de chá branco + 2 fatias de pão integral com grãos + 1 fatia de peito de peru + 1 ovo cozido 
 
Opção 2 
1 copo (200 ml) de leite de soja light + 3 torradas integrais com tofú + 1 omelete (2 claras e 1 gema) + 1 fatia fina de melão 
 
Opção 3 
1 copo (200 ml) de suco de melancia + 1 fatia de pão integral com mussarela de búfala + 1 ovo mexido com tomate

Nenhum comentário:

Postar um comentário